TIPOS DE COURO

Sapato feminino couro

TIPOS DE COURO
Camurção, Cromo, Pelica, Nobuck, Napa, Metalizados, Atanado, Vegetal, Verniz


Apresenta os vários tipos de couros para fabricação de calçados

Tipos de couro

O que é o couro?

Pele depois de sofrer o processo, denominado curtimento, que a transforma em material imputrescível. Todavia, as peles curtidas com pêlo ou lã, ou as exóticas (peixe, rã, crocodilo, cobra), mesmo que curtidas, ainda são chamadas de peles.

O que é Flor?

Camada superior da pele que fica exposta após a etapa de depilação. A flor com reentrâncias, os furos onde estavam os pelos, forma um desenho que é típico de cada espécie de animal. A flor também pode revelar a idade da pele.

Quais são os tipos de Couro?

Camurção: Couro de origem bovina com beneficiamento das fibras do lado do carnal (parte interna da pele). As felpas são mais grossas e compridas que a camurça.

Cromo: Tipo de curtimento realizado com certos sais do metal cromo, que conferem ao couro leveza, maciez, solidez à luz, boa resistência ao rasgo e ao uso, elasticidade, flor fina e lisa. O melhor cromo é o da Alemanha, e é o mais nobre e caro.

Pelica: Couro de cabra. Leve, de toque macio, com alto brilho e confortável, é usada no cabedal do calçado, especialmente os masculinos. Poros bastante evidenciados.

Nobuck: Neste couro, a flor é lixada de maneira a se obter um toque aveludado e escrevente. Usado em cabedal de calçado, estofamento e no vestuário.

Napa: Origem bovina. Couro de baixa espessura, usualmente cortido ao cromo. É suave, macio, leve e um pouco elástico. Usado em estofamento, vestuário e calçados.

Metalizados: Couro acabado com aparência metálica, da qual é obtida com o uso de pastas pigmentadas metalizadas e pela transferência de folhas microporosas.

Atanado ou Vegetal: Tipo de curtimento com extratos vegetais. Este couro absorve bem água e vapor, é permeável ao suor, pouco elástico e limitada solidez à luz. Usado em solas, sandálias, calçados, estofados e artefatos.

Verniz: O acabamento é um filme com alto brilho, incolor ou pigmentado, liso ou com estampa. É usado em calçados e artefatos.

Fonte: CTCCA – Centro Tecnológico do Couro, Calçados e Afins/RS

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 + dezessete =